Especialização, Integração e Comunicação

2021-09-22 14:35:44

Jorge Serrano Pinto
General Manager da Softi9


A crescente complexidade do mundo em que vivemos advém, em grande medida, da necessidade de resolução dos desafios, também eles crescentemente complexos. Estes têm-nos sido apresentados com uma frequência cada vez maior. A solução passa, invariavelmente, pela expansão das áreas de conhecimento.

Um dos problemas do conhecimento é a sua volatilidade e, portanto, um dos reptos que desde cedo se tem colocado à humanidade é como o fixar e transmitir. Por outro lado, a expansão daquele aumenta a impossibilidade de haver um domínio integral de todo ele por uma única organização e, por maioria de razão, por uma única pessoa.

De forma a se garantir a sobrevivência do conhecimento adquirido e, com ele, das pessoas e organizações, têm sido desenvolvidos métodos de trabalho e tecnologias. Na outra vertente, para aproveitar a expensão do conhecimento e, com isso, garantir o crescimento, temo-nos vindo a especializar. Uma vez mais, tanto pessoas como organizações, focando os seus negócios, explorando nichos específicos.

Se, por um lado, essa especialização permite um maior domínio de áreas específicas, por outro lado aumenta o risco de as pessoas ou organizações se isolarem de tal forma nos seus “compartimentos de conhecimento” que, não havendo uma maneira de as integrar, a mais-valia do maior domínio perde-se pela menos-valia de não se saber o que se fazer com ele.

Sendo fundamental fazermos bem aquilo a que nos propomos, também não se pode perder o todo de vista. Este é um dos grandes desafios colocados à sociedade, de uma maneira geral, e às empresas, em particular: sermos excelentes naquilo que fazemos, integrando os nossos resultados com outros que nos complementem. O todo é o que garante a resposta aos tais desafios crescentemente complexos.

Foi esta perceção da realidade que levou a Softi9 e a Pragmasoft a criarem a FactoryBox: um ecossistema de software para a Indústria, desenvolvido por empresas com focos muito específicos, de forma a não dispersarem o seu conhecimento, mas que, integrados, oferecem ao mercado a possibilidade de resolução de problemas complexos, de várias áreas, algo que uma única empresa dificilmente consegue. Com um único interlocutor para o cliente.