2021-10-13 09:42:56
Por Miriam Caride Molars
Marketeer na amsCore
Digitalização de processo
Durante o processo de transformação digital de uma empresa existe um ponto crucial para o planear detalhadamente: a digitalização dos processos. Estes são o cerne da atividade de qualquer empresa, pelo que, transferi-los de forma otimizada para o mundo digital é essencial para o sucesso da transformação digital.
Para obter os melhores resultados possíveis, é fundamental definir muito bem os nossos processos e decidir qual será a melhor forma de os digitalizar. Devemos ser capazes de reestruturá-los para aproveitar ao máximo todos os benefícios que a transformação digital nos proporciona.
O que é digitalização de processos?
Na era digital em que vivemos, só sobrevivem as empresas que reagem rapidamente à mudança, aquelas que reinventam e inovam para se manterem competitivas no mercado. Os clientes estão a tornar-se mais digitais e exigentes, então isso é muito necessário.
A digitalização de processos implica uma adaptação ao ambiente tecnológico independentemente do setor em questão. Trata-se de realizar processos com base em tecnologias digitais e gerir os dados de forma digital, de forma a otimizar os resultados graças à utilização da informação digital.
Que benefícios isso traz?
Automação do processo
Por meio de um computador ou de um telemóvel é possível aceder às informações comerciais, comunicar-se com clientes ou solucionar incidentes. Muitos processos, como controlo de qualidade ou criação e envio de relatórios, podem ser realizados de forma automática e em qualquer lugar, o que representa uma redução significativa no tempo que antes era gasto manualmente com esse tipo de tarefa.
Mobilidade empresarial
Digitalizar processos significa recriar o local de trabalho físico num dispositivo móvel para que os funcionários possam realizar as mesmas tarefas em qualquer localização geográfica e com maior rapidez.
Processos mais eficientes, produtivos e lucrativos
Com a digitalização, é possível realizar ações como: assinatura de documentação, envio de relatórios e até mesmo receção e emissão de pedidos de compras. Isso reduz muito os tempos de espera e agiliza o fluxo de trabalho, aumentando diretamente a produtividade.
Menos erros
A digitalização de processos tem conseguido reduzir os erros, identificar e resolver os que podem ter origem no tempo.
Melhor experiência para o cliente
Graças à digitalização dos processos, a sua empresa pode alcançar uma experiência muito mais satisfatória para o usuário. Oferecer um serviço mais rápido, confortável e eficaz pode ser a chave para fidelizar os clientes existentes.
Otimização de custo e tempo
Embora exista um investimento inicial, este servirá para aumentar a velocidade e a capacidade de processos, agilizando toda a cadeia de valor, aumentando a produtividade da empresa e reduzir custos.
Passos a seguir
Para realizar uma melhoria nos nossos processos, temos que seguir uma série de etapas:
Leia o artigo original no site oficial do nosso parceiro: