O que é um APS e para que serve?

2020-08-10 13:39:05

De forma a melhorar a sua rentabilidade e otimizar a produção, as empresas industriais procuram constantemente formas e processos de aprimorar o seu funcionamento.

Uma das melhores soluções para atingir este objetivo são os sistemas APS, um software que permite auxiliar os gestores no planeamento da operação fabril.

aps stello planner softi9

O que é um APS?

APS é uma sigla que representa o termo Advanced Planning and Scheduling que se traduz, em português, para Planeamento e Escalonamento Avançado.

O sistema APS é uma ferramenta que permite auxiliar os gestores de planeamento a aumentar a produtividade das suas indústrias. Um de seus principais foco é efetuar um planeamento claro e objetivo, programando com precisão cada etapa do processo.

O sistema permite equilibrar simultaneamente todas as possíveis restrições operacionais e políticas da empresa, balanceando a disponibilidade de recursos com os volumes de procura, visando o melhor atendimento de datas e com total eficiência.

Para que serve um APS?

Os sistemas APS gerem e programam as operações produtivas a partir de diferentes configurações, de forma a garantir a otimização dos processos e da produção.

Para isso, entre outras variáveis, esta ferramenta considera, simultaneamente, turnos de trabalho, capacidade de máquinas e operadores, necessidades de ferramentas, tempos de setup, feriados e exceções no calendário, bem como prioridades e datas de entrega.

A partir desses dados, o APS sequencia as ordens de produção, programa as operações e prevê diferentes cenários, gerando automaticamente os parâmetros para análise.

Este software poderá também ser útil nos casos em que surge algum pedido de última hora, ou mesmo uma mudança na programação, uma vez que o sistema avalia e simula a data possível de entrega considerando a programação atual.

Todos estes dados podem ser analisados e comparados diretamente no software, com informações atualizadas em tempo real e organizadas em vários gráficos de Gantt ou recursos.

Quais as vantagens de um software APS?

Ao utilizar um sistema APS para planear a produção da sua fábrica, estas são as principais vantagens que pode obter:

Otimize a sua produção com o nosso software APS Stello Planer

Procura um software APS para otimizar a produção da sua fábrica?

O Stello Planner é a melhor solução, destacando-se como uma ferramenta indispensável para a produção, com o objetivo de contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade do processo produtivo da sua empresa atavés do seu modo de atuação centrado em três pilares base: no prazo desejado, onde foram planeadas e pela ordem planeada.

Principais objetivos e características do Stello Planner