Digitalização de Processos: Benefícios e Etapas a seguir

2021-10-13 09:42:56

Por Miriam Caride Molars
Marketeer na amsCore


Digitalização de processo

Durante o processo de transformação digital de uma empresa existe um ponto crucial para o planear detalhadamente: a digitalização dos processos. Estes são o cerne da atividade de qualquer empresa, pelo que, transferi-los de forma otimizada para o mundo digital é essencial para o sucesso da transformação digital.

Para obter os melhores resultados possíveis, é fundamental definir muito bem os nossos processos e decidir qual será a melhor forma de os digitalizar. Devemos ser capazes de reestruturá-los para aproveitar ao máximo todos os benefícios que a transformação digital nos proporciona.

O que é digitalização de processos?

Na era digital em que vivemos, só sobrevivem as empresas que reagem rapidamente à mudança, aquelas que reinventam e inovam para se manterem competitivas no mercado. Os clientes estão a tornar-se mais digitais e exigentes, então isso é muito necessário.

A digitalização de processos implica uma adaptação ao ambiente tecnológico independentemente do setor em questão. Trata-se de realizar processos com base em tecnologias digitais e gerir os dados de forma digital, de forma a otimizar os resultados graças à utilização da informação digital.

Que benefícios isso traz?

Automação do processo

Por meio de um computador ou de um telemóvel é possível aceder às informações comerciais, comunicar-se com clientes ou solucionar incidentes. Muitos processos, como controlo de qualidade ou criação e envio de relatórios, podem ser realizados de forma automática e em qualquer lugar, o que representa uma redução significativa no tempo que antes era gasto manualmente com esse tipo de tarefa.

Mobilidade empresarial

Digitalizar processos significa recriar o local de trabalho físico num dispositivo móvel para que os funcionários possam realizar as mesmas tarefas em qualquer localização geográfica e com maior rapidez.

Processos mais eficientes, produtivos e lucrativos

Com a digitalização, é possível realizar ações como: assinatura de documentação, envio de relatórios e até mesmo receção e emissão de pedidos de compras. Isso reduz muito os tempos de espera e agiliza o fluxo de trabalho, aumentando diretamente a produtividade.

Menos erros

A digitalização de processos tem conseguido reduzir os errosidentificar e resolver os que podem ter origem no tempo.

Melhor experiência para o cliente

Graças à digitalização dos processos, a sua empresa pode alcançar uma experiência muito mais satisfatória para o usuário. Oferecer um serviço mais rápido, confortável e eficaz pode ser a chave para fidelizar os clientes existentes.

Otimização de custo e tempo

Embora exista um investimento inicial, este servirá para aumentar a velocidade e a capacidade de processos, agilizando toda a cadeia de valor, aumentando a produtividade da empresa e reduzir custos.

Passos a seguir

Para realizar uma melhoria nos nossos processos, temos que seguir uma série de etapas:

  1. Analise a situação atual. Devemos avaliar onde nossa empresa está.
  2. Desenvolva uma estratégia. Assim que soubermos onde estamos, é hora de dedicar tempo e esforços para desenvolver um roteiro que priorize a digitalização.
  3. Tenha uma equipa de especialistas em transformação digital. Na ASM somos especialistas em digitalização de processos, acompanhamos e orientamos durante todo o processo.
  4. Leve os clientes em consideração. É muito importante saber qual é a sua experiência digital a fim de melhorar e otimizar ao máximo a sua experiência.

Leia o artigo original no site oficial do nosso parceiro: