Transformação Digital na Indústria: Desafios e Benefícios

2021-11-10 09:44:57

Por Miriam Caride Molars

Marketeer na ASM

 30 de Setembro de 2021


Num cenário de muitas mudanças, onde a transformação digital é fundamental para o desenvolvimento de novos produtos, a inovação desempenha um papel definitivo.

É sabido que a transformação digital afeta cada vez mais todos os setores industriais no seu caminho para a Indústria 4.0. Concorrência, mudanças nas demandas dos clientes, uma estrutura regulatória muito exigente e mutante são alguns dos fatores que forçam a indústria a transformar-se.

Transformação digital

Atualmente, os recursos tecnológicos avançados, como inteligência artificial, machine learning, análise preditiva ou blockchain, permitem que os fabricantes transformem os seus processos de negócios para habilitar sistemas de inteligência que definem a competitividade e a capacidade das suas organizações. Por isso, as empresas devem integrar na sua gestão por meio de um ecossistema 100% digital.

Principais desafios industriais

Por que razão as empresas se devem juntar à transformação digital da indústria? Quais são os verdadeiros desafios que as fábricas enfrentam?

Benefícios que a digitalização traz para a Indústria

A tecnologia digital é usada para agilizar os processos de produção e melhorar os rendimentos, permitindo maior flexibilidade. Em particular, a manufaturação por processo também se beneficia da integração dos dados de desenvolvimento, produção e fornecimento, o que permite aos fabricantes responder aos desejos de cada cliente e reagir mais cedo à demanda do mercado.

Para uma transformação digital ideal, é muito importante adquirir as informações corretas em tempo real para tomar decisões rápidas e eficazes. De facto, as empresas que adotam a transformação digital irão obter benefícios notáveis a curto, médio e longo prazo: desde o controlo e acompanhamento dos projetos à sua aplicação na produção, facilitando também a colaboração entre equipas graças à integração de processos e ferramentas de comunicação.

Guião Digital

Marco 1

Todas as informações são capturadas automática ou manualmente e em formato digital? Tem um ERP de gestão empresarial?

Marco 2

Tem uma solução MES-MOM? As plataformas ERP e MES / MOM estão integradas?

Marco 3

Já tem experiência no uso clássico da informação para gerir a fábrica? Gerir a fábrica por meio de indicadores: KPIs, painéis, entre outros. Ganhe experiência em Análise Básica de Dados.

Marco 4

Confirmou a qualidade e confiabilidade dos dados?

Excelente! Inicie o processo que o levará à fábrica Inteligente e integrada na cadeia de suprimentos. Recomendação: Não inicie o marco 5 até que pelo menos 80% de sua fábrica tenha passado o marco 4.

Marco 5

Comece o processo para a IA. Aplicar técnicas estatísticas avançadas, Machine & Deep Learning. Obtenha alguma experiência.

Marco 6

Implante um Digital Twin. Fábrica Virtual e Inteligente.

Recomendação: Inicie a simulação por processos como: Manutenção, Produtividade e Planeamento OEE, Gestão de Energia, Gestão de Stock, entre outros.

Marco 7

Integre a simulação Digital Twin na Cadeia de Suprimentos.  Fábrica interligada.

E, por último, lembre-se de que a IA será tão boa quanto os dados que a alimentam.

Para acelerar o pulso digital, será necessário que as empresas estejam cientes das oportunidades e desafios que a transformação digital apresenta. Tanto do ponto de vista empresarial e processual, quanto do ponto de vista da gestão da mudança cultural nas pessoas. Desta forma, poderão contribuir com todo o seu conhecimento e experiência, inovar e diferenciar-se dos concorrentes. Se deseja lidar com a transformação digital no seu setor da maneira mais eficiente e otimizada, não hesite em nos contatar.

https://asm.es/transformacion-digital-de-la-industria-retos-y-beneficios/