Diferença entre IoT e IIoT

2021-12-07 17:53:31

Por Miriam Caride Molars

Marketeer na ASM

 28 de outubro de 2021


Iot e IIoT são termos cada vez mais ouvidos, mas será que realmente sabemos a diferença entre um e outro?

IoT

É voltado para o ‘consumo’, por exemplo, aplicativos que permitem ver a disponibilidade ou o preço de um produto no supermercado, uma estação meteorológica, um alarme ou o aquecimento de uma casa ativada por um aplicativo móvel. São dispositivos que melhoram o conforto ou o serviço. Todos esses casos usam serviços em nuvem. Em geral, a IoT utiliza a nuvem pública no nível do consumidor.

IIoT

Refere-se a operações industriais, por exemplo, um sensor (temperatura, pressão, vibração, movimento, etc.) é primeiro conectado a um PLC cuja saída é enviada a um aplicativo ou a um prestador de serviços que o processa e analisa. O processo IIoT retorna uma decisão ou sinal para agir em uma válvula, bomba ou simplesmente para o operador executar. Tudo é feito na nuvem privada onde os dados são armazenados. As saídas do ecossistema IIoT são críticas e visam auxiliar, melhorar e corrigir as operações de fabricação, tomando decisões seguras e económicas. Portanto, o IIoT é a rede que permite a troca de dados e comandos de controle através do protocolo IP, bem como a sua administração e segurança.

No entanto, deve-se notar que nem toda conexão IoT é IIoT. Por exemplo: O aquecimento do escritório ativado por celular ou o ar condicionado é IoT e não IIoT, pois os dados não são enviados ao ecossistema para melhorar as operações. Adicionar um sensor de temperatura a um PLC para conectar um aquecedor não é IIoT, não há saída para o ecossistema.

A transformação digital da indústria requer hiper-conectividade de todos os dispositivos da fábrica.

Aspetos críticos

Quatro aspetos críticos a serem considerados ao instalar dispositivos IIoT numa fábrica:

Tipo de nuvem

Privado: Deve ser decidido se a nuvem privada estará na Edge Computing, ou na nuvem fora da fábrica (Cloud Computing). Para obter mais detalhes, consulte’Cloud/Edge/Hybrid Computing’em nosso Blog.

Segurança

O ecossistema IIoT na fábrica deve ser seguro. Selecionar sensores, PLCs e outros dispositivos e aplicativos é fundamental para garantir a tomada de decisões que não envolva riscos para as pessoas.

Fiabilidade

O ecossistema IIoT requer dados confiáveis. As decisões que são tomadas são tão boas quanto a exatidão dos dados de origem. Decisões baseadas em dados errados envolvem riscos para as pessoas e perdas económicas significativas para a empresa.

Cibersegurança

Todos os dispositivos baseados em Ethernet, com fio ou WiFi, podem servir como um nó de entrada para a fábrica. Uma vez que eles penetrem no ecossistema da fábrica, tudo pode acontecer. Para obter mais detalhes, consulte ‘Z-TRUST’ em nosso Blog.

Para saber mais: Consórcio Industrial de Internet publica estrutura de rede de IIoT | Consórcio De Internet Industrial (iiconsortium.org)