Inteligência Artificial na Indústria

2022-01-11 14:32:18

Por Miriam Caride Molars

Marketeer na ASM


Estima-se que 60% das empresas americanas e 40% das empresas europeias usarão técnicas de IA até 2022. Qual é o motivo? Indústrias que já utilizam Inteligência Artificial obtiveram excelentes resultados. O resto das empresas usará por medo de perder o mercado para os concorrentes.

O que é Inteligência Artificial?

É a técnica que permite que os computadores imitem inteligência humana e aprendam automaticamente.

O que é um Digital Twin?

Consiste em criar uma fábrica virtual a partir de dados históricos e em tempo real para simular o comportamento real com base na análise de dados e técnicas anteriores. Permite a realização de simulações tipo ‘e se’; desempenho; táticas e estratégicas.

Por que as implementações de IA falham?

Embora o potencial de sucesso da IA seja enorme, fazer com que o projeto piloto forneça informações corretas e úteis para o negócio não é uma tarefa fácil.

O sonho de muitos gestores de fábricas é ter um modelo de aprendizagem que consiga que a máquina leia a partir das fontes de dados do processo para ter previsões em tempo real e sugestões de ações corretivas.

No entanto, chegar a esse ponto requer um caminho prévio de digitalização para garantir a qualidade e confiabilidade dos dados, além da maturidade no uso do mesmo para a gestão e controle da fábrica.

A nossa experiência neste campo mostra que adaptar os algoritmos de um modelo leva a maus resultados se não for treinado e alimentado com bons dados e confiáveis. O primeiro passo deve ser, portanto, digitalizar a fábrica e garantir a qualidade e a confiabilidade das informações.

Até agora, há poucas histórias de sucesso da implementação de um Digital Twin na indústria e ainda menos no setor alimentar, com uma infinidade de produtos e processos contínuos combinados com processos nos lote e preparação das receitas. A estrada é árdua e não há outra, então, seja paciente, vá passo a passo. Seguem as etapas recomendadas pelo ASM:

Guião Digital

Marco 1

Todas as informações são capturadas automaticamente ou manualmente e estão num formato digital? Tem um ERP de gestão de negócios?

Marco 2

Tem uma solução MES-MOM? As plataformas ERP e MES/MOM estão integradas?

Marco 3

Tem experiência no uso clássico de informações para gerir a fábrica? Gerir a fábrica usando indicadores: KPIs, dashboards, entre outros. Obter experiência em análise básica de dados.

Marco 4

Validou a qualidade e confiabilidade dos dados?

Excelente! Inicie o processo que o levará à Smart Factory e integrado à cadeia de suprimentos. Recomendação: Não inicie o marco 5 até que pelo menos 80% da sua fábrica tenha passado da marca 4.

Marco 5

Inicie o processo para a IA. Aplique técnicas avançadas de estatística, Machine & Deep Learning. Ganhe experiência.

Marco 6

Implante um Digital Twin. Fábrica Virtual e Inteligente.

Recomendação: Iniciar a simulação por processos como: Manutenção, Produtividade e Planeamento da OEE, Gestão de Energia, Gestão de Estoques, entre outros.

Marco 7

Integre a simulação Digital Twin na cadeia de suprimentos. Fábrica interconectada.

E, finalmente, lembre-se, a IA será tão boa quanto os dados que o alimentam.

Artigo técnico original: https://asm.es/inteligencia-artificial-en-la-industria/