Economia circular: o que é e implementação.

2022-02-01 15:36:08

Por Miriam Caride Molars

Marketeer na ASM


O que é a economia circular?

A economia circular é definida como o sistema económico que visa manter o valor dos produtos e materiais pelo maior tempo possível, minimizando o uso de recursos e resíduos, aumentando a reparação, recuperação, reutilização e reciclagem de materiais e produtos.

Este modelo é fundamental para alcançar um equilíbrio entre prosperidade, emprego e resiliência, ao mesmo tempo que reduz as emissões de gases com efeito de estufa, os resíduos e a poluição.

Em que consiste o sistema atual?

O nosso sistema atual entende a economia de forma linear, baseada na extração, fabricação, uso e descarte. Uma forma de produção que atingiu os seus limites: a 29 de julho de 2021, os ecossistemas da Terra esgotaram a sua capacidade de regenerar os recursos naturais.

Vivemos e, sobretudo, produzimos e consumimos como se tivéssemos um planeta para viver, dois para explorar os seus recursos e um terceiro para descartar os resíduos. A economia circular pode ser a resposta que o planeta precisa para que nossos sistemas de produção se assemelhem mais aos ciclos naturais. Para conseguir isso, conforme explicado pela Circular Economy Foundation, existem seis chaves fundamentais que todas as indústrias e consumidores devem levar em consideração.

Chaves para a Economia Circular

Eco Design

Desenho de novos processos de utilização de matérias-primas mais ecológicas, que tenham em conta os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida do produto fabricado.

Substitua peças, equipamentos, estruturas, entre outros, atualmente fabricados por outros com menor impacto ambiental do que os atuais e que impliquem a reutilização de resíduos ou a sua minimização com menor impacto energético, ou que posteriormente possam ser reutilizáveis ​​ou recicláveis.

Ecologia Industrial

De nada adianta uma empresa ou setor específico ser circular se não tiver uma rede de apoio industrial. A ecologia industrial propõe que a organização da indústria territorial otimize stokes, fluxos de materiais e matérias-primas, energia e serviços.

Dessa forma, todos os materiais do setor são recuperados, reciclados e gerenciados, podendo ser reaproveitados de uma indústria para outra.

Reúso

Muitos resíduos, ou parte deles, podem ser recuperados e ter uma nova vida útil. A economia circular promove, justamente, que tudo o que pode ser usado seja usado para fazer novos produtos ou dar-lhes novos usos.

Uma ótima maneira de trocar materiais em excesso pode ser a criação de uma plataforma online que permita às empresas trocar materiais em excesso entre si usando códigos e chips de Resposta Rápida (QR).

Segundo uso

A digitalização torna possível a remanufatura confiável, que envolve intervenções no final do ciclo de vida de um produto (por exemplo: desmontagem, reparo ou substituição de peças, remontagem) para trazê-lo de volta ao mercado. Os produtos remanufaturado são geralmente considerados mais valiosos em comparação com as matérias-primas secundárias obtidas por meio de reciclagem ou recuperação de energia. A remanufatura reduz a demanda por novos produtos e matérias-primas.

Reciclando

Um dos processos mais conhecidos da economia circular é a reciclagem, que consiste em aproveitar os componentes ou materiais encontrados nos resíduos. O melhor exemplo é o plástico, material que é recuperado e passa por um processo de reciclagem para ser reintroduzido no processo produtivo como nova matéria-prima.

Valorização

Na natureza, o lixo não existe. Todos os materiais têm um propósito. A valorização energética consiste precisamente na conversão de resíduos que não podem ser reciclados, reparados ou reutilizados em energia.

O biogás seria um exemplo claro de fonte de energia a partir da valorização de resíduos. Este gás é obtido através da decomposição microbiológica de matéria orgânica biodegradável.

Economia verde

Sistema económico que visa reduzir os riscos ambientais e as deficiências ecológicas para alcançar o desenvolvimento sustentável sem degradar o meio ambiente. As chaves para sua implementação estão em:

A digitalização não é a panaceia que resolverá imediatamente todos os desafios, no entanto, é o facilitador e acelerador para fazer a mudança. Assim, qualquer projeto cujo objetivo seja alcançar uma economia circular deve incluir a digitalização, pois, segundo a União Europeia, é o único facilitador que permitirá avançar para uma economia verde e circular.

Leia o artigo original em https://asm.es/economia-circular-que-es-e-implantacion/