Let’s talk engineering #1 – Diferenças entre OPC Classic e OPC UA

2022-02-15 15:01:30


Humberto Ferreira

Owner, Pragmasoft


De forma sumária, o OPC Classic é o antecessor do OPC UA, que se baseia em tecnologias da Microsoft, enquanto o OPC UA é independente de plataforma, fornecendo um padrão para a forma como os servidores representam dados para clientes usando um modelo orientado a objetos.

O OPC UA sendo independente da plataforma, elimina a dependência das tecnologias DCOM e OLE da Microsoft, a que o OPC Classic estava sujeito.

Podemos definir algumas das suas diferenças:

O OPC Classic não possui segurança integrada para controlo de acesso, autenticação e criptografia. O OPC UA permite a criptografia de dados na fonte, garantindo transmissão segura sem depender de firewalls de rede. Isto significa que a segurança é garantida desde o início da transmissão dos dados. O OPC UA implementa a segurança multiplataforma com base na infraestrutura de chave pública (PKI) usando certificados digitais.

O OPC Classic não suporta modelagem dinâmica de informações, ao contrário do OPC UA, o que permite que os fabricantes definam modelos de dados personalizados, dependendo dos requisitos de sua indústria.

As especificações do OPC Classic fornecem módulos funcionais que podem ser consultados quando necessárias. Essas especificações são OPC DA (Data Access), OPC AE (Alarms and Events), OPC Security, OPC Batch, OPC Command, OPC XML, OPC Data Exchange (DX) e OPC HAD (History Access Data). Geralmente são chamados coletivamente de OPC Classic ou simplesmente OPC. No OPC UA têm o nome de perfis. Por exemplo, o padrão OPC DA é um perfil OPC UA DA.

Esses perfis compõem uma camada no topo da camada base do OPC UA, que executa serviços comuns. Todos os perfis OPC UA usam a mesma base de código comum, enquanto que numa configuração OPC Classic, cada padrão tem sua própria base de código.

Alguns links de interesse:

https://opcfoundation.org/developer-tools/specifications-unified-architecture