Qualidade da Informação

2022-03-03 12:08:26

Jorge Serrano Pinto

General Manager da Softi9


Um dos objetivos subjacentes à gestão de uma Organização é o permanente aumento da sua eficiência. Para tal é fundamental um bom Sistema de Informação, que garanta uma visão totalmente integrada do seu negócio, sem obrigar a esforços suplementares resultantes da alimentação dos mesmos dados em vários sistemas (uma porta aberta ao surgimento de diversas verdades), ou a complicados processos manuais de atualização. Os dados têm que ser introduzidos uma só vez, para que possam ter devidamente relacionados, produzindo a tão almejada informação. É o primeiro passo da transformação dos dados em conhecimento (dados ˃ informação ˃ conhecimento).

O número de peças produzidas num determinado dia nos setores I e II de uma fábrica são meros dados, mas o que acrescenta valor é cruzá-los com os objetivos de produção (mais dados…), para se saber se a Organização está a atingir os seus compromissos. O sistema estará a gerar Informação, permitindo a tomada de decisões mais acertadas e atempadas.

Esta descrição, trivial do ponto de vista teórico, é ficção para demasiadas Organizações que ainda não conseguem controlar eficazmente o processo de transformação de dados em informação. Mesmo muitas da que já o fazem, deparam-se com outro grave problema: informação de má qualidade. É muito fácil obter-se informação não fiável: basta que os dados (mesmo uma pequena quantidade deles) sejam errados.

Os objetivos da produção do caso anterior poderiam estar bem introduzidos, mas bastaria que o registo dos resultados desta fosse mal feito para se obter uma informação de má qualidade. O resultado imediato seria a tomada de decisões erradas, originando o descrédito da solução. É o sistema GIGO (Garbage In, Garbege Out) em ação.

O custo da obtenção de uma informação de qualidade não deve ser desprezado aquando da análise da eficiência de uma Organização. E o valor do investimento para a implementação de um Sistema de Informação não deverá ser alheio o retorno de qualidade da informação que este nos pode proporcionar.

Enquanto não dispusermos de dados corretos, introduzidos somente uma vez, guardados num único local e que possam ser relacionados entre si, da maneira como cada Organização necessita, serão necessários esforços titânicos, com custos camuflados, para se obter informação que serve e é vital para qualquer Organização: uma informação de Qualidade.